D. Dinis Business School

Marketing para quê, quando se produz os melhores produtos do Mundo?

Marketing para quê, quando se produz os melhores produtos do Mundo?

Uma breve análise ao mercado da agricultura em Portugal mostra que há um claro potencial de desenvolvimento, mas como sabemos, potencial é bem diferente de obter resultados. Não basta afirmar e constatar que em Portugal a qualidade da matéria prima em termos de produtos agrícolas é muito elevada ou até a melhor do Mundo, em alguns casos. Para um país se afirmar no mercado global é critico acrescentar valor ao que é produzido. Por esta razão, a agricultura para além de constituir uma actividade básica que permite suprir as necessidades alimentares da população, deve ser cada vez mais uma actividade económica e até cultural. Importa, portanto, falar mais de Agrobusiness em detrimento de Agricultura. Isto significa ir muito para além da produção de matérias primas, mesmo que sejam de altíssima qualidade. Como tal é necessário transformar as explorações agrícolas em verdadeiras unidades de negócio que assegurem a transformação de matérias primas em produtos agroindustriais, com marca própria e desejavelmente com serviços associados. Importa, portanto, fazer planeamento estratégico de forma a elaborar um plano de negócio que analise o mercado, as suas tendências, defina objectivos (quantitativos e qualitativos) e estabeleça uma estratégia vencedora que conduza à sua concretização.

 A introdução do planeamento estratégico como prática corrente da gestão das explorações agrícolas, permite satisfazer de forma mais abrangente e profunda a rede de clientes (empresariais e particulares) que, por esta via, estarão disponíveis para pagar mais, não centrando a decisão de compra exclusivamente no preço, aumentando significativamente a margem operacional do negócio, a sua sustentabilidade e fidelização.  

A Pós-graduação em Agrobusiness afirmou-se como uma resposta adequada às necessidades do mercado, possibilitando a aquisição de conhecimentos e competências práticas, de utilização imediata, que asseguram aos gestores de unidades agrícolas, agroindústrias ou de agroturismo, a concretização de um salto qualitativo na gestão das explorações, em termos de rentabilidade, sustentabilidade e relações de proximidade e parceria estratégica com os clientes, fornecedores e demais entidades.  

Se deseja aumentar a rentabilidade e sustentabilidade ou criar um novo negócio, tirando partido da procura crescente de produtos agroindustriais de qualidade, de experiências ligadas à actividade agrícola, como o agroturismo, esta Pós-graduação em Agrobusiness é para si. 

Saiba mais sobre a  Pós-Graduação em Agrobusiness aqui.

Texto redigido por Paulo Farias Rodrigues, Formador da Pós-Graduação em Agribusiness no módulo de Marketing de produtos Agroindustriais 

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades