D. Dinis Business School

O papel dos motores de pesquisa no sucesso da jornada do consumidor digital

O papel dos motores de pesquisa no sucesso da jornada do consumidor digital

Estar no topo dos resultados do Google ajuda a gerar tráfego e negócio. Mas estar com as palavras de pesquisa erradas, significa que está a perder oportunidades e a desperdiçar dinheiro. Quer continuar?

Nem sempre um negócio é encontrado no Google e se isso pode parecer irrelevante para quem ainda não assenta os seus negócios no digital, ter uma boa presença nos resultados de motor de pesquisa será fundamental.

Pesquisar é uma atividade intrínseca à atividade humana. Por isso, a pesquisa online é um prolongamento que através um telemóvel passou a estar nos nossos bolsos. Conhecer a localização de uma loja, um contacto, horário ou até alguns serviços são pesquisas básicas relacionadas com qualquer negócio.

Quando passamos especificamente para negócios online, a dependência de um motor de pesquisa é ainda maior para que os clientes encontrem o nosso website e naveguem nas respetivas páginas.

Ter um website no topo dos resultados do Google gera um interessante volume de tráfego, de utilizadores que já estão a pesquisar termos relacionados com o seu negócio. Se não está nestes resultados significa que os seus concorrentes diretos vão ocupar esse seu espaço

A atividade de Search Engine Marketing assenta em dois eixos: SEO – Search Engine Organization que se dedica a otimizar um website para aparecer nos resultados “gratuitos” do Google; por outro lado, temos o SEA – Search Engine Advertising que são campanhas de meios pagos (anúncios) que aparecem no topo dos resultados do Google.

Saber e ter uma estratégia de palavras-chave é também um meio de evitar desperdiçar tempo e dinheiro no Google. Já imaginou que as casas se “arrendam”, mas a maioria das pessoas pesquisa no Google por “alugar”?

Tem noção do impacto destas duas expressões em termos de volume de pesquisas?

Casas para arrendar – 14.800 por mês;

Casas para alugar - 49.500 por mês *

*Pesquisas mensais no Google.pt (portuguese)

Este pequeno exemplo demonstra que otimizar o seu website e fazer uma campanha com as palavras de pesquisa erradas podem custar muito dinheiro à sua empresa.

Ainda precisa de outro exemplo?

Carros novos 2.400 por mês;*

Automóveis novos 320 por mês *

* Pesquisas mensais no Google.pt (portuguese)

Saber como os motores de pesquisam funcionam, como otimizar um website, como fazer uma campanha é nos dias que correm uma atividade com bastante interesse para as marcas e mercado.

É também uma área em expensão e que necessita de recursos qualificados para a gestão de campanhas de marketing digital, maioria das empresas começam a necessitar de recursos dedicados e especializados.

Paralelamente, muitas startups e empresas multinacionais estão a abrir hubs digitais no nosso mercado e estão a contratar recursos especializados para os seus quadros.

Quer ser um deles? Inscreva-se e garanta o seu lugar na nossa foramção de  Motores de Pesquisa e Redes Sociais.

Texto redigito por Miguel Maio, Formador do Curso de Motores de Pesquisa e Redes Sociais e SEO Specialist-Mercedes-Benz. io

 

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades